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A surdez na escola: função da escola para alunos surdos

Você sabia que há uma diferença entre Deficiência Auditiva e Surdez? O que diferencia entre um e outro é a profundidade da perda auditiva. Chama-se de surdo os indivíduos que têm total ausência da audição, ou seja, que realmente não ouve nada. Já a deficiência ocorre quando o indivíduo tem perda leve ou moderada, mas ainda tem uma parte da audição.

A surdez interfere no aprendizado da criança na escola tradicional, mas isso não interfere com que ela aprenda, porque hoje há métodos específicos para essas crianças. Com isso, o aluno pode aprender todas as informações que a escola pode oferecer para o eles e os demais alunos.

O estudante surdo aprende por vias não auditivas, ou seja, ele utiliza a linguagem de sinais, que é uma linguagem onde utilizamos os gestos para definir os objetos, os verbos e todas as coisas ao seu redor. A língua de sinais também é chama da LIBRAS.

Sendo assim, a criança surda na escola deve passar por dois processos. Primeiro, aprender a língua de sinais (LIBRAS) e depois aprender a língua portuguesa (se tratando de Brasil.

Para o aluno surdo, é essencial que haja um intérprete de LIBRAS presente em sala de aula, para que a comunicação seja mediada entre o professor e o aluno em questão. Mas, a presença de um intérprete não é a única coisa que se deve ter em sala. É preciso que o professor tenha conhecimentos para planejar, comunicar, instruir e ensinar os estudantes com capacidade, qualidade e respeito.

A escola que se compromete em oferecer esse ensino, deve estar preparada para lidar com qualquer tipo de situação com o aluno surdo. A escola tem o desafio de integrar, acolher e também de aprender que há linguagens diferentes, e elas precisam ser respeitadas. 

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* Em caso de urgência, não é necessário agendar – Pronto atendimento Derby.

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