Agendamento de consulta: (81) 3033-3600 | (81) 9 8130.3600

Toggle navigation

Cidade Poluída e Seus Efeitos na Sinusite

A sinusite é uma condição inflamatória que afeta as cavidades em torno do nariz, causando sintomas como dor facial, congestão nasal e secreção nasal. Embora as causas da sinusite possam variar, há cada vez mais evidências sugerindo uma ligação entre a poluição do ar e o aumento dos casos de sinusite.

A poluição do ar é uma preocupação global de saúde pública, com partículas finas e poluentes atmosféricos sendo liberados por fontes industriais, veículos automotores e queima de combustíveis fósseis. Esses poluentes podem irritar as vias respiratórias, causando inflamação e aumentando a suscetibilidade a infecções respiratórias, incluindo sinusite.

Estudos mostraram que a exposição prolongada à poluição do ar está associada a um aumento no risco de desenvolver sinusite. Partículas finas presentes na poluição do ar podem se alojar nas cavidades nasais e se acumular nos seios paranasais, levando a irritação e inflamação crônica. Além disso, a poluição do ar pode comprometer o funcionamento do sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a infecções.

Os efeitos da poluição do ar nas vias aéreas superiores podem ser ainda mais pronunciados em áreas urbanas densamente povoadas, onde a concentração de poluentes é mais alta. Indivíduos que vivem ou trabalham em ambientes urbanos podem estar em maior risco de desenvolver sinusite devido à exposição constante à poluição do ar.

Encontre o Cuidado que Você Merece: Cuide da sua saúde auditiva com os melhores especialistas em otorrinolaringologia em Recife, proporcionando um atendimento dedicado e personalizado para garantir o seu bem-estar.

Compartilhe

Recomendados

* Em caso de urgência, não é necessário agendar – Pronto atendimento Derby.

** Se o seu plano for Amil, Bradesco ou Sul América, sugerimos confirmação pelo telefone (81) 3033-3600, uma vez que esses planos possuem variações que não são atendidas pela UNO.