Unidade – Derby (81) 3033.3600 | (81) 9 8130.3600

Unidade – Boa Viagem (81) 3075.7575  | (81) 3463.0240

Unidade – Piedade (81) 3361.2243  | (81) 3361.2455

Toggle navigation

Nariz entupido com frequência? Confira essas dicas naturais que podem te ajudar

A congestão nasal, popularmente conhecido como nariz entupido, é geralmente um sintoma de algum problema, tais quais: gripe, resfriado, sinusites ou alergias. Na maioria das vezes ele é associado ao excesso de produção de muco que dificulta a respiração, mas pode ser causado também pela inflamação dos vasos sanguíneos do tecido nasal.

Independente da causa, ter o nariz entupido é um grande incômodo e o melhor modo de tratar é sabendo a origem do problema e combatendo o gatilho. Alguns medicamentos descongestionantes podem ser recomendados, mas apenas mediante orientação médica.

 

Mas, se você prefere formas mais naturais de vencer a chatice do congestionamento nasal, acompanhe anote nossas dicas.

1. Evitar alguns hábitos

Existem alguns cuidados que você deve ter, como evitar várias coisas que pode ter contato diariamente. Entre eles, estão: evitar usar vassouras e espanadores, evitar também estar em ambientes com tapetes e cortinas, evitar contato com odores fortes e ambientes com fumantes.

2. Manter o ambiente limpo e arejado

Quanto mais seco o ambiente, mais irritada tende a ficar as mucosas. Por isso, umidificar o ar ajuda no descongestionamento nasal ao atuar na hidratação dos tecidos das vias respiratórias, facilitando a remoção da secreção.

Muitas vezes são utilizados umidificadores e inaladores, mas se você quer um método mais simples e natural, você pode aproveitar um banho quente e inalar o vapor d’água ou ainda colocar água quente em um balde e inalar.

3. Lavagem com solução salina morna

Seguindo a mesma ideia do item anterior, a lavagem com solução salina morna pode ajudar a hidratação dos tecidos nasais e facilitar a emulação da secreção, além disso, permite eliminar bactérias que podem piorar o problema.

Para isso você pode usar soro fisiológico ou preparar uma solução com 235 ml de água morna e meia colher de chá de sal. Você pode aplicá-lo borrifando duas vezes com uma seringa ou com o lavador nasal.

 

Marque já sua consulta com a UNO!

Compartilhe

Recomendados

* Em caso de urgência, não é necessário agendar – Pronto atendimento Derby.

** Se o seu plano for Amil, Bradesco ou Sul América, sugerimos confirmação pelo telefone (81) 3033-3600, uma vez que esses planos possuem variações que não são atendidas pela UNO.