Agendamento de consulta: (81) 3033.3600 | (81) 9 8130.3600

O que é labirintite e como identificar se você tem esse problema?

Temos certeza que você já ouviu falar neste distúrbio, mas ainda existem muitas informações incorretas sobre ele na sociedade. Sendo assim, se quiser saber o que é labirintite, quais são suas causas e sintomas, siga com a leitura do post de hoje.

O que é labirintite?

Labirintite é o termo popular para labirintopatia, doença que afeta uma área da estrutura auditiva chamada labirinto, localizada na parte interna do ouvido. Essa região é a responsável pelo equilíbrio do corpo e também por aspectos profundos da audição. Sendo assim, quando ela é prejudicada, desencadeia uma série de problemas no organismo, entre eles vertigens.

O que causa a labirintite?

Não existe uma causa única para a labirintite, que pode surgir em decorrência de vários fatores. Dentre eles, podemos citar:

• alterações genéticas;
  • problemas respiratórios;
  • infecções virais;
  • infecções bacterianas;
  • alergias;
  • envelhecimento;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • problemas de circulação sanguínea;
  • estresse e ansiedade;
  • consumo excessivo de álcool.

Todavia, independentemente da causa, o resultado é sempre o mesmo: uma inflamação no labirinto.

Quais os sintomas da labirintite?

Como você já deve saber, a tontura é o principal sintoma da labirintite. Porém, para que o diagnóstico seja feito, ela precisa vir associada com outros sinais. Os mais comuns incluem:

• enjoo;
  • vômito;
  • zumbido no ouvido;
  • dor de cabeça;
  • suor excessivo;
  • sensação de ouvido tampado;
  • dificuldade para ouvir;
  • problemas para focar a visão.

Como tratar a labirintite?

O tratamento adequado para labirintite depende da situação de cada paciente. Portanto, é indispensável buscar a ajuda de um otorrinolaringologista que vai analisar todos os sintomas e indicar as ações mais adequadas para você.

De forma geral, ingerir bastante líquido, incluindo água e suco, e descansar em um local escuro e silencioso ajuda a aliviar os sintomas do distúrbio. Contudo, o médico também poderá receitar remédios específicos, como antibióticos, vasodilatadores, fármacos para tontura etc.

Sendo assim, diante de tudo o que apresentamos e agora que já sabe o que é labirintite, procure um otorrino caso desconfie que possui esse problema. Ele vai indicar o tratamento adequado para você.

Aqui na UNO, temos vários profissionais competentes que podem ajudá-lo. Agende agora uma consulta.

* Em caso de urgência, não é necessário agendar – Pronto atendimento Derby.