Quando esse período do ano chega, os pais de crianças pequenas sabem que precisam redobrar a atenção com a saúde do nariz, garganta e ouvidos dos pequenos.
Algumas das doenças mais comuns no período, como a gripe, rinite, resfriado, otite, sinusite, faringite ou amigdalite; costumam afetar bastante os pequenos, já que ainda tem o sistema imune imaturo.
Um fator de risco importante para ficar de olho é o contato que crianças costumam ter com outras crianças, ou até adultos (como babás ou familiares mais velhos). Esse contato constante pode ajudar a aumentar o grau de contaminação.
Para proteger as crianças, a Unidade de Otorrino trouxe algumas dicas importantes para os pais de primeira e aqueles que já tem experiência com o assunto, mas querem ficar atualizados.
Cuidados para tomar com crianças no outono e inverno
Para ajudar a evitar a contaminação, é importante que tanto os pais em casa quanto os professores nas escolas tenham o bom hábito de orientar a higienização das mãos, várias vezes ao dia, além de manter os ambientes bem arejados.
Outra dica importante é agasalhar bem a criançada quando o tempo esfriar, como também manter a mucosa nasal sempre hidratada, por meio do uso de soro fisiológico.
Nos casos de espirros ou tosse, a dica dos otorrinolaringologistas é sempre cobrir a boca e o nariz para evitar a disseminação de germes, e não se esquecer de manter a vacinação em dia.
Vale pensar também que nem todo sintoma significa que o pequeno está doente, mas sim que cuidados devem ser tomados.
Em dias mais frios, é comum que os pequenos fiquem com o nariz entupido, o que gera desconforto. Por isso, utilizar soro fisiológico para aliviar o quadro pode ser interessante.
Tem dúvidas mais específicas? Seu pequeno está apresentando mais sintomas do que o normal neste período do ano? Então marque agora uma consulta na UNO mais próxima e garanta o cuidado que seu filho merece.