Unidade – Derby (81) 3033.3600 | (81) 9 8130.3600

Unidade – Piedade (81) 3361.2243  | (81) 3361.2455

Toggle navigation

Exame de audiometria: entenda para que serve

Está desconfiado que a sua audição não está muito boa? Saiba que é necessário buscar ajuda profissional para fazer o diagnóstico e tratamento, e o teste de audiometria pode ser o melhor caminho para isso. Quer saber porque?
O exame de audiometria é essencial para o diagnostico da perda auditiva. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!

O que é o exame de audiometria?

O exame de audiometria é realizado na própria clínica de otorrinolaringologia e tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente em ouvir e reconhecer os sons.
Dessa maneira é possível detectar possíveis alterações auditivas, e de acordo com o resultado, se necessário, iniciar tratamentos preventivos ou tratamentos adequados, como o uso de aparelhos auditivos, por exemplo.

Audiometria tonal e vocal

Antes de realizar o exame saiba que existem dois tipos de audiometria: tonal e vocal. Enquanto o primeiro avalia as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências, o segundo mede a capacidade em reconhecer a fala humana.

Como é realizado o exame de audiometria?

O exame, seja ele tonal ou vocal, é indolor e realizado em cerca de 20 minutos.
Numa cabine ou sala acústica com janela de vidro, o paciente coloca um fone de ouvido com microfone acoplado, que será o meio de comunicação entre ele e o examinador. Ao ouvir os sons emitidos, o paciente responde com alguns gestos.
Em dado momento, ele deve repetir as palavras ditas pelo examinador. O exame segue nessa linha, e algumas outras atividades serão pedidas do paciente.

Quem pode realizar o exame de audiometria?

Crianças a partir da idade escolar que sofrem com dificuldade de concentração e aprendizado e que desconfiam de perda auditiva, e pacientes que se queixam de ouvido tampado, zumbidos ou tonturas.
A audiometria é um exame importante não só para diagnosticar a falha de audição, mas também para prescrição de medidas preventivas e tratamento. Para garantir mais qualidade de vida, mantenha sua saúde em dia com o acompanhamento médico.

Compartilhe

Recomendados

* Em caso de urgência, não é necessário agendar – Pronto atendimento Derby.

** Se o seu plano for Amil, Bradesco ou Sul América, sugerimos confirmação pelo telefone (81) 3033-3600, uma vez que esses planos possuem variações que não são atendidas pela UNO.