Unidade – Derby (81) 3033.3600 | (81) 9 8130.3600

Unidade – Boa Viagem (81) 3075.7575  | (81) 3463.0240

Unidade – Piedade (81) 3361.2243  | (81) 3361.2455

Toggle navigation

Emissões otoacústicas (teste da orelhinha)

Esse exame é utilizado na Triagem Auditiva Neonatal, como método de detecção precoce de deficiência auditiva. Esse é um dos testes mais importantes para serem realizados no início da vida do bebê, já que os problemas auditivos, quando não tratados, podem atrapalhar o desenvolvimento do pequeno, principalmente no que diz respeito ao processo de desenvolvimento da linguagem.

O exame é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno. Caso sejam identificadas alterações, o bebê deve ser encaminhado a um especialista para que sejam feitos exames complementares.

A incidência de problemas auditivos em recém-nascidos é de 3 casos para cada 1000 nascidos vivos. Por isso, esse exame, assim como o teste do pezinho, se tornou obrigatório por lei. O diagnóstico precoce que o exame possibilita permite que a criança tenha um desenvolvimento neuropsicomotor e aquisição da fala normal.

Além do tratamento com o otorrino, a criança também deve ser acompanhada pelo profissional fonoaudiólogo especialista em reabilitação auditiva, que irá avaliar o desenvolvimento da audição e da fala da criança.

Para saber mais, entre em contato com a UNO!

Solicite sua consulta

A UNO aguarda o seu contato para te ajudar a cuidar da sua saúde realizando um diagnóstico exato e oferecendo o melhor tratamento para o seu caso.
Em caso de urgência, não é necessário agendar – Pronto atendimento no Derby.


Últimas do Blog

Fique por dentro