O teste da orelhinha
A audição é um sentido muito importante para o desenvolvimento global da criança. Por volta do quinto mês de gestação o sistema auditivo do bebê já está formado. É através da audição, que se inicia o desenvolvimento da linguagem.
Portanto, qualquer perda auditiva, mesmo que pequena, impede que a criança receba adequadamente as informações sonoras essenciais para a fala.
Qual o objetivo e como é realizado o teste da orelhinha?
O teste da orelhinha ou exame de emissões otoacústicas evocadas, faz parte da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e tem como objetivo avaliar a audição do recém-nascido e detectar precocemente, alterações auditivas.
É um exame rápido e indolor. É introduzida uma sonda na orelhinha do bebê que emite um estímulo sonoro e capta o retorno deste som. O resultado é dado como PASSA ou FALHA. O bebê precisa estar quieto, de preferência deve ser realizado durante o sono.
O teste da orelhinha deve ser realizado em todos os bebês nas primeiras 24h até o trigésimo dia de vida, segundo as novas diretrizes de protocolos da TAN.
Caso seja verificada alguma alteração no teste, o exame deverá ser repetido após um tempo. Se a alteração for confirmada, o bebê deverá ser encaminhado para uma avaliação audiológica mais completa, para que seja obtido um diagnóstico preciso e inicie o tratamento adequado.
Quanto antes for realizado, mais rapidamente poderá ser iniciado o tratamento necessário para a perda auditiva detectada, melhorando a qualidade de vida da criança.