Você já apresentou esse quadro de sintomas: nariz entupido, redução do olfato e secreção nasal? Se sim, é muito provável que tenha ficado na dúvida: Estou com rinite ou sinusite?
Esses sintomas são comuns para essas duas desordens do sistema respiratório, por esse motivo, acabam sendo muito confundidas.
E não são apenas os sintomas que são similares! Na verdade, a mucosa nasal e sinusal tem muito em comum, por isso, hoje os especialistas compreendem que o que ocorre é uma Rinossinusite, que pode ser aguda ou crônica, de acordo com sua evolução.
Saiba que o otorrinolaringologista é o especialista mais indicado para avaliar essas desordens, só esse profissional conseguirá realizar o diagnóstico de rinossinusite e indicar o tratamento adequado.
Afinal, o que é a rinossinusite?
A rinossinusite é um processo inflamatório da mucosa que reveste o nariz e os seios da face, e pode ser causada por diferentes agentes, são eles: vírus, bactérias, fungos, agentes químicos e alergias (pó, bolor, pólen, pelo ou tecido de animais e ácaro, presente em cobertores, tapetes e carpetes, bichos de pelúcia ou roupas felpudas).
As rinossinusites apresentam sintomas como:
- Obstrução nasal intermitente ou persistente, bilateral ou não;
- Secreção fluída clara, mas pode também ser amarelada e espessa;
- Dor facial e frontal com sensação de peso;
- Redução do olfato;
- Coceira nos olhos, nariz e garganta;
Outros sintomas podem ocorrer, tais como febre e tosse. Se o quandro clínico tiver uma evolução de até três meses, estaremos diante de uma rinossinusite aguda. Caso a evolução seja mais longa, será uma rinossinusite crônica.
Conte com a UNO
A UNO é uma clínica especializada em ouvido, nariz e garganta, que atua no Grande Recife desde 1994, com a missão de cuidar das pessoas, por meio de um atendimento de qualidade. Entre em contato e marque sua consulta