Agendamento de consulta: (81) 3033.3600 | (81) 9 8130.3600

Toggle navigation

Dia Nacional do Combate ao Fumo: como o cigarro pode prejudicar a audição

O dia 29 de agosto é conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nesta data, diversas campanhas do Ministério da Saúde e de outras instituições têm o objetivo de alertar a população sobre os malefícios do tabaco e auxiliar quem quer deixar o vício. A sociedade é, então, orientada sobre problemas relacionados a questões sociais, econômicas, ambientais e o risco à saúde coletiva.

No último mês de maio, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa indicando que 9,3% da população brasileira afirmava ser fumante no ano de 2018. Esse dado aponta uma queda constante entre o número de pessoas que têm o hábito de fumar no país. Só nos últimos 12 anos, a quantidade de fumantes diminuiu 40%, o que significa que mais indivíduos foram conscientizados e estão deixando de lado essa prática nociva.

O consumo do cigarro está atrelado a diversos problemas que prejudicam a qualidade de vida das pessoas. As doenças são desde cardiovasculares e pulmonais a inflamações das vias respiratórias. Entre elas estão:

  • rinite
  • sinusite
  • enfisema
  • pneumonia
  • faringite
  • laringite
  • bronquite crônica
  • asma

Além dessas enfermidades, outro problema que pode ser consequência do fumo é o “zumbido” no ouvido. O que acontece é que algumas substâncias contidas no cigarro – como a nicotina, amônia e o formol – fazem com que a oxigenação sanguínea seja diminuída e, consequentemente, cause obstrução nos vasos. Sendo assim, o zumbido no ouvido tem mais chances de acontecer em quem fuma há muito tempo.

É preciso estar atento a este sintoma porque, se não acompanhado pelo profissional adequado, pode progredir e causar tonturas e até a perda auditiva. Buscar ajuda de um otorrinolaringologista é essencial para o cuidado e tratamento dos sintomas apresentados. Outras práticas também podem e devem ser aliadas à busca com uma vida mais saudável e longe do tabaco, como exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Compartilhe

Recomendados

* Em caso de urgência, não é necessário agendar – Pronto atendimento Derby.

** Se o seu plano for Amil, Bradesco ou Sul América, sugerimos confirmação pelo telefone (81) 3033-3600, uma vez que esses planos possuem variações que não são atendidas pela UNO.